Pais21 – Down Portugal é uma associação de pessoas com trissomia 21 e suas famílias

A Associação Pais21 – Down Portugal é uma associação de pessoas com trissomia 21, famílias e sociedade civil que desde 2008 promove a informação e a partilha de novidades relativas à trissomia 21.

A associação pretende mudar o modo como a sociedade vê as pessoas com t21, dar um apoio individualizado aos pais, dar informação atualizada sobre as suas capacidades reais e apoio às novas famílias.

O maior desafio é a autonomização das pessoas com dificuldades intelectuais, e consideramos que para haver uma verdadeira inclusão, pessoas com t21 têm de ter condições para a aprendizagem quer nos infantários e escolas, quer na vida em sociedade. É indispensável que aprendam a ser autónomas em todas as fases da vida, e para isso ser possível, urge uma mudança do paradigma social da diferença.

Pretendem fomentar a interação entre as famílias e entre as diferentes associações, funcionar como entidade agregadora de informação sobre t21, de forma a disponibilizá-la a quem dela necessite, criar ferramentas de apoio a famílias a diferentes níveis, trabalhar o tema da inclusão escolar, social e em todos os lugares onde a vida acontece

O maior desafio é a autonomização das pessoas com dificuldades intelectuais, e consideram que para haver uma verdadeira inclusão, pessoas com t21 têm de ter condições para a aprendizagem quer nos infantários e escolas, quer na vida em sociedade. É indispensável que aprendam a ser autónomas em todas as fases da vida, e para isso ser possível, urge uma mudança do paradigma social da diferença.

Pretendem ainda fomentar a interação entre as famílias e entre as diferentes Associações, funcionar como entidade agregadora de informação sobre t21, de forma a disponibilizá-la a quem dela necessite, criar ferramentas de apoio a famílias a diferentes níveis, trabalhar o tema da inclusão escolar, social e em todos os lugares onde a vida acontece.

Ver vídeo no site original

Últimas Notícias

10 anos de Kit Bebés

Em 2023 foram entregues 37 Kits bebés a recém-nascidos e bebés com diagnóstico pré-natal de t21. O Kit foi lançado em 2013 e é entregue

LER MAIS
Skip to content