Equipa

/Equipa
Equipa2019-03-21T19:36:29+00:00

Delegação de Lisboa

Marcelina Souschek
Marcelina SouschekPresidente
O nascimento de um filho muda a nossa vida, se esse filho nasce com t21 a reviravolta ainda é maior.
Começamos a aperceber-nos de coisas que nos passavam ao lado. Tomamos consciência que as oportunidades e os direitos não são iguais para todos. Não podemos mudar os nossos filhos e ainda bem, mas podemos tentar mudar o mundo que nos rodeia tornando-o mais justo e equitativo. Apontando e relembrando que os direitos humanos são invioláveis. É esta a causa que me move há 16 anos e me levou a fundar a pais21.
Carmo Teixeira Turquim
Carmo Teixeira TurquimVice Presidente
Foi o meu primeiro filho, o maior desafio da.minha vida, o mais bonito.: fazer dele um menino como os outros, e depois fazer dele um homem, completo e feliz. Hoje trabalha, namora, tem amigos, vive a vida com gosto. Os pais21 para mim são o modo de dar força a quem iniciou esta aventura e através do exemplo dele ajudar os outros pais a saberem que é possível.

Rita Biscaya
Rita BiscayaTesoureiro
Sempre fiz voluntariado em prol de muitas causas mas neste momento é na País21 que encontro a minha motivação! Um futuro igual para pessoas ditas diferentes, mas que na prática não são mais do que pessoas com capacidade e vontade de viverem uma vida plena!
Para mim esta é uma causa importante desde que em 2003 nasceu o Vasco, com trissomia 21 e que me tem mostrado que aquilo que se defende não é aquilo que na prática se faz, no que respeita à inclusão destas pessoas numa sociedade que se diz aberta e diversa.
Teresa Duarte Ferreira
Teresa Duarte FerreiraVogal
Quando nasce um bebé diferente o nosso mundo desaba. Todos queremos um filho perfeito! Foi o que senti quando nasceu a Madalena. Pouco a pouco vai se descobrindo que aquele bebé é muito mais igual que diferente e, tão perfeito como os outros 3 irmãos! A Madalena brinca, lê, faz desporto, ama, ri, sonha, anda na escola, como as demais crianças. A única barreira para ter uma vida plena e realizada é o preconceito social e os seus direitos não serem salvaguardados, como são aos demais irmãos! Com a Pais 21 procuramos mudar o paradigma da deficiência, mostrar a todos as capacidades das pessoas com t21, velar pela implementação dos seus direitos, e sermos parceiros dos pais e pessoas com t21 ao longo da suas vidas!
Miguel Marques
Miguel MarquesSecretário Geral
Ser pai do Martim, mostra-me todos os dias como a vida é simples. Todos os dias se trabalha para se alcançar um novo objectivo, todos os dias se brinca para ganhar confiança e auto-estima, todos os dias se cresce. Aprendemos a valorizar o que conseguimos fazer e a desvalorizar a Teimosia.
Com o Martim ganhamos uma inquietação! Descobrir pessoas que olhem para ele como os demais Meninos, e o ajudem a crescer.
Descobri na Pais 21 aquela que penso ser a atitude correcta: vontade de acabar com a diferença, criação de oportunidades para a sua integração na família, na escola, num trabalho, num grupo de amigos e sobretudo que se sintam felizes. Naturalmente tinha de participar.

Delegação do Porto

Ana Sousa
Ana Sousa
Em 2011 adotei a Bruna com 5 anos. Não sabia o que era a trissomia 21 pelo que comecei a pesquisar na internet e descobri o grupo PAIS21, que se revelou a minha maior ajuda.
Fiquei em contato com outros pais que me iam dando dicas sobre como ultrapassar os obstáculos da dia-a-dia e força e coragem para resolver algumas questões relacionadas com a falta de preparação da escola para a inclusão da Bruna ou até com coisas mais simples como retirar a fralda.
Sem o apoio da PAIS21 provavelmente hoje a Bruna não estaria a adolescente autónima e igual às outras miúdas da idade dela.
Benilde Silva
Benilde Silva
Pertencer à família Pais21 é gratificante e acima de tudo inspira-nos a acreditar num futuro melhor para os nossos filhos!
Juntos temos mais força!
Helena Belo
Helena Belo
A Leonor foi a surpresa mais mal embrulhada que tive. O embrulho parecia feio e quando o abri brilhava tanto que quase me ofuscou. Ainda hoje é ela que ilumina toda a nossa familia!. O Pais 21 foi e é o nosso ombro onde choramos, rimos e aprendemos!
Teresa Azevedo Coutinho
Teresa Azevedo CoutinhoOrganização Administrativa
Há 10 anos quando deixei o emprego de uma vida, passei a trabalhar para a Vida , dedicando o meu tempo e as minhas capacidades em benefício de quem precisasse. Colaborei com várias organizações até que fui desafiada a fazer parte da Pais21. É um projecto que gosto muito, onde me sinto útil e onde acho que posso ajudar a fazer a diferença
João Tito Basto
João Tito BastoComunicação e Imagem
Desde sempre trabalhei na área da comunicação, há cerca de 15 anos senti-me incompleto, vivia intensamente a família, os amigos, o meu mundo e o resto?
Comecei a colaborar com associações, projetos ou grupos informais que para mim faziam sentido. Agora não consigo ficar indiferente, quero continuar a fazer a diferença por mais pequena que seja.

Orgãos Sociais

Mesa da Assembleia Geral

Presidente  Vasco Antunes Pereira

Vice Presidente  Maria Vidal Castro e Almeida

Secretário  Maria de Lurdes Cara d’Anjo

Conselho Fiscal

Presidente  Christoph Souschek

Vogal  Yves Turquin

Vogal  Clídia Coelho

Direção

Presidente  Marcelina Souschek

Vice Presidente  Carmo Teixeira

Vogal  Teresa Duarte Ferreira

Tesoureiro  Rita Biscaya Avelino

Secretário Geral  Miguel Marques