21 em Cena

A 21 em Cena é uma Companhia de Teatro criada em 2014 em parceria com a ACT – ESCOLA DE ACTORES que surge como um projeto experimental. A Companhia é formada por 11 jovens adultos com trissomia 21, autónomos e autodeterminados que trabalham e estudam incluídos na sua comunidade. O teatro surge como uma atividade que complementa e enriquece o seu dia-a-dia.
A participação neste projeto foi decisão dos próprios intérpretes. Aquando da sua criação foram lançados vários convites a jovens atores em formação para incluir este projeto, não tendo havido recetividade no trabalho conjunto. Trabalhar com jovens com deficiência intelectual parece ainda causar estranheza.
Perante esta situação e após exposta aos intérpretes e famílias optou-se por seguir-se com o projeto, que se tornou num dos pilares da sua vida, especialmente social, sendo também um local de partilha que vai muito além do ensaio semanal de teatro.

O teatro demonstrou ser um importante instrumento de capacitação e aquisição de competências sociais, aumentando autonomia pessoal e autoconfiança dos jovens envolvidos. Criaram-se amizades que duram até hoje.

A pandemia e a exigência do período pós pandémico obrigou a mudanças neste grupo. A ausência de ensaios presenciais, a falta do palco obrigou a uma reflexão e alternativas. Atores saíram da companhia, outros entraram. A companhia passou a ser da exclusiva responsabilidade da Pais21.
Após alguns desafios os 21 em Cena levaram, finalmente, a palco nos passados dias 2, 3 e 4 de junho e a pedido do público, a reposição nos dias 1 e 2 de julho da peça “Esta noite improvisa-se… um ensaio”

Mais informações 21emcena@pais21.pt

Espetáculos

OS 21 em Cena apresentaram até à data três peças, que incluíram algumas digressões no período pré pandémico.
Levaram a palco duas edições d’ “A maior flor do mundo” de José Saramago; a partir de “A última lição” Eugène Ionesco e “Esta noite improvisa-se…um ensaio”, a partir de “Esta noite improvisa-se” de Luigi Pirandello.

Fórum Picoas

Festival Cistermúsica - Alcobaça

Teatro do Bairro

Forum Picoas

Escola Secundária Camões

Museu Nacional do Teatro e da Dança

Partindo da mesma forma “Esta noite improvisa-se” tudo se transformou naquilo que muitas vezes acontecia no ensaio, as novas propostas, as novas ideias, o novo texto.

INTERPRETES

Conheça os atores que integram atualmente a companhia.

Galeria

BREVEMENTE

 A dramaturgia foi escrita em co-criação pelos encenadores e os atores da Companhia, tendo como referência “A Lição”, de Eugène Ionesco e o Teatro do Absurdo. Tal como n’ “A Lição”, o professor é manipulador e manipulado, lançando temas fraturantes para que os seus alunos falhem. No entanto, estes mesmos temas são o mote para debates em que por vezes os alunos tomam o lugar do Professor A ÚLTIMA LIÇÃO deu voz às suas ideias e reflexões

Partindo do universo de Luigi Pirandello construiu-se um objeto artístico onde se pudesse, através de improvisações e conversas, criar algo que fosse interessante tanto para os atores como para o público.

Inês Daupias Alves

Fez a formação escolar no ensino básico em Oeiras, sempre na escola pública com o apoio do ensino especial. Frequentou a seguir uma escola de artes, em Lisboa, onde fez um Curso de Iniciação à Pintura a Óleo.

Trabalhou 2 anos como auxiliar de veterinário num hospital para animais. Tem vindo a colaborar com a mãe num projeto de manufatura e comercialização de compotas, chocolates e bombons.

Pratica Karaté desde os 11 anos de idade.

Gosta muito de dançar, de música, poesia e sobretudo de representar.

Já participou em duas peças de Teatro/Dança, “VALE” e “ARRAIAL”, da coreógrafa Madalena Vitorino.

Integra atualmente o projeto teatral da Associação Pais21, por vontade própria e desde sempre com muito entusiasmo. Como ela diz: “o Palco é a minha vida”.

A participação neste Grupo de teatro tem sido muito importante para a Inês, tanto em termos de aprendizagem e de realização pessoal como de experiência de socialização.

Ana André Barreiros

Integrou o projeto teatral da Associação Pais21 desde o seu início em 2014, por gostar de representar e confraternizar. Acabando por se tornar num meio de desenvolvimento das suas capacidades e competências sociais e profissionais.

Terminou o ensino básico (9º ano) aos 18 anos, numa escola pública de ensino regular com apoio do ensino especial, ingressou de imediato num curso de formação profissional, com a duração de 2 anos na área da Manutenção e Limpeza, seguido por estágio de 1 ano como Empregada de Limpezas no “Lar de Santa Sofia”.
Participou em diversos projetos desenvolvidos pelo Diferenças e APT21, em parceria com outras entidades internacionais, entre os quais se destaca:
• “Smart Tourism”, que visou a elaboração de roteiros turísticos de várias cidades, teve a oportunidade e prazer de trabalhar com diversos jovens e participar em viagens a Dublin e Roma como “Testador”, participou enquanto “Editor” no Roteiro de Lisboa.
• ” On my own … at work “, projeto com o fim de incentivar, a colocação de jovens com perturbação do desenvolvimento intelectual em locais de trabalho através de estágios direcionados, com a ajuda de uma aplicação informática, viajou até Mainz para formação. Estagiou no “The Independente Hostel & Suites”, como Empregada de Quartos e no “Centro de Dia da Associação de moradores do bairro 25 de abril”, como Ajudante de Cozinha, Lavandaria e Engomadoria, ao abrigo deste projeto.
• Curso de Nutrição projeto HEALTHY DS, programa de formação para promover a qualidade de vida de pessoas com Síndrome de Down através da prevenção da Obesidade.

Desde novembro de 2016, que tem contrato de trabalho, como efetiva, na empresa Vesauto – JAP Automotive, onde desempenha funções de Técnica Administrativa.
Vai regularmente ao ginásio, onde faz máquina e fitness.
Gosta muito de ouvir música e dançar, assiste diariamente a novelas do “passado”, adora nadar, tem especial prazer em lidar com idosos, adora todo o tipo de animais, seu grande sonho era ser veterinária.
Como adepta e sócia do Sporting, é detentora da Gamebox e assiste ao vivo a todos os jogos do clube do seu coração.
Através do teatro conheceu grandes amigos, sente-se feliz e realizada com a sua nova vida social e profissional.

Branca Fidalgo

Esteve no projeto teatral da Associação Pais21 desde o seu início em 2014, por sugestão da mãe, por vontade própria e por uma grande vontade de fazer teatro: é uma aficionada do palco.

Estudou em Palmela, sempre em escolas públicas, com apoio do ensino especial, mas sempre inserida numa turma. Em Palmela também estudou piano, no Conservatório Regional, e praticou ballet durante muitos anos.
Já fez pequenos trabalhos, mas ainda não encontrou um emprego regular. Atualmente frequenta um curso profissional na área da hotelaria.
Tem no grupo de teatro os seus maiores amigos e um dos seus polos de vida social.
Gosta de ouvir música, de dançar, de ler, de colecionar poemas e letras de canções e, sobretudo de criar: desenha, pinta, faz crochet e cria pequenas esculturas em tecido.

Tiago Nunes

Irmão mais velho de 3, apaixonado pela família e pelos amigos.

Estudou em São João da Talha no ensino público com apoio do ensino especial, mas sempre inserido numa turma regular, tendo frequentado o 9º ano.

Voluntário durante 4 anos no Centro Equestre da Lezíria Grande como tratador de cavalos.

Foi durante 16 anos escuteiros do CNE – Agrupamento 895 de São João da Talha, que ainda hoje tem saudades.

Desde 2014 trabalha com muito empenho, como assistente operacional na Fundação Champalimaud.

Em 2016 integrou o projeto de teatro da Associação Pais21, primeiro por sugestão dos pais, depois por opção própria. Através do teatro conheceu um grupo de amigos com quem está a desenvolver uma nova vida social, que lhe traz grande realização pessoal.

Tem outras grandes paixões como a dança e os cavalos.

Maria do Pilar Potes Barroso da Silva Santos

Faz parte do grupo de teatro desde o seu inicio em 2014. Já desempenhou vários papeis e, com mais ou menos vergonha do publico, tem conseguido ser cada vez melhor atriz!

Adora os professores e este grupo de amigos que integram a Companhia “Em CENA21”
Atualmente frequenta o Curso de Literacia para o Mercado de Trabalho da Escola Superior de Educação em Santarém.

Henri Turquin

Vive em Lisboa, integrou o projeto teatral da Associação Pais21 desde o seu início em 2014, como opção própria e meio de valorização pessoal de aquisição de competências sociais e autoconhecimento.

Trabalhou durante 8 anos como tratador de cavalos num centro de equitação e mudou recentemente de ramo estando atualmente a trabalhar no STARBUCKS.

Através do teatro conheceu os seus melhores amigos e desenvolveu nova vida social de grande realização pessoal.

Gosta muito de desporto: pratica equitação, vela, pesca e natação. Gosta muito de cães e de campo.

Fala muito bem francês e gosta de ouvir música e de dançar.

Rodrigo Moreira de Andrade

Fez toda a sua escolaridade no ensino regular tendo terminado o 10 º ano e feito algumas cadeiras do 11º ano.

O Rodrigo é um jovem comunicativo, vivo, inteligente e com vontade de trabalhar. Tem bastante cultura geral e fala dos mais variados assuntos.
Dois dos seus principais interesses são a música e o cinema. Gosta bastante de ler.

Já fez várias formações em informática, encadernação e jardinagem.

• Trabalhos diversos no computador para uma empresa de desporto e transcrição para computador de um dos romances do tio materno
• Estágio durante umas semanas no hotel Independente e estágio durante três meses no hotel Porto Bay, ambos em Lisboa
• Participação no grupo de teatro TRI ACT da ACT – Escola de Actores

INÊS VIGÁRIO

Estudou até ao 9ºano, sempre integrada numa turma regular, com o apoio da Equipa de Ensino Especial.

Sempre gostou de Teatro e Televisão, mas começou pela Dança – Ballet no Colégio, Hip-Hop no Grupo BCM, do Círculo de Dança de Lisboa, entre 2005 e 2009.

Frequentou o Teatro Papa Léguas, em Benfica, entre 2011 e 2014. Nesse ano, integrou igualmente o Projeto Teatral da Pais21 na act®School, que originou a companhia

Trabalhou durante dois anos na Casa de Santa Maria, em Camarate, e desde 2015 integra a equipa de back – office da Schindler, onde tem ganho autonomia e responsabilidade e tem alcançado realização profissional.

Gosta muito de música – é uma verdadeira enciclopédia de artistas, canções, álbuns e concertos.

A Televisão continua a ser uma sua paixão e ainda sonha integrar o elenco de uma novela.

Last but not least, deseja falar fluentemente Inglês, que estuda com grande entusiasmo, para melhor desfrutar de Londres, a sua cidade de eleição.

João Pedro Valente

Frequentou desde sempre o ensino regular, apoiado por professores do ensino especial.

Concluiu o 9º ano de escolaridade no ensino público.

Trabalha na empresa Starbucks, onde tem sido muito bem acolhido pela equipa.

Faz parte, desde o início, do grupo de teatro Triact, onde fez amigos com quem convive regularmente.

Gosta de música, natação, e claro, muito de teatro.

Esta noite improvisa-se… um ensaio

Skip to content