No dia 19 de fevereiro, no decorrer do debate sobre Educação Inclusiva na Assembleia da Républica, o Deputado do Chega, João Tilly, proferiu na sua intervenção, afirmações discriminatórias, insultuosas e erradas, contra alunos com necessidades educativas especificas.
Afirmações como “O ensino geral é muito mais importante que o ensino especial”, “Somos um país de alunos com deficiência ou de alunos normais?”, “O que é que provoca tanta deficiência cognitiva? É o ar que respiram? É a água que bebem? É as alterações climáticas?”, “Os melhores alunos ninguém quer saber deles, só dos alunos com necessidades especiais” ofendem os alunos e as famílias, que sempre lutaram pelos direitos e igualdade de oportunidades dos seus filhos. A Educação Inclusiva é uma grande conquista do nosso país e não podemos deixar que seja posta em causa com frases banais e polémicas que em nada espelham a realidade das escolas em Portugal
A Pais 21-Down Portugal repudia fortemente este tipo de discurso, lastimando como ser possível numa sociedade de Direito, num Órgão de Soberania, ainda existir este tipo de discurso, que através de uma total distorção dos factos sobre a realidade escolar e ignorância da lei, só contribuiu para cultivar o fosso do Preconceito, da Ignorância, e a discriminação dos direitos de uma minoria.