


Por motivos alheios à nossa vontade, a Pais 21- Down Portugal fechou as suas instalações e atividades por tempo indeterminado, devido a falta de condições de Segurança pública à porta da nossa sede, que põem em perigo a integridade física dos nossos jovens e adultos.
Na sede da Pais 21-Down Portugal entram semanalmente mais de 50 jovens e adultos com trissomia 21 onde têm atividades variadas. Procuramos que sejam autónomos, e para isso criamos as condições necessárias para esse caminho, chegando muitos deles sozinhos às nossas instalações.
Devido à permanência de um elevado número de toxicodependentes à porta da sede e respetivas atitudes, não podemos garantir a integridade física dos nossos jovens. Já foram assaltados, agredidos, foi-lhes oferecida cocaína, e até impossibilitados de entrar nas instalações.
No decorrer desta semana, perante várias altercações violentas partiram duas vezes o vidro da porta de entrada, decidimos que não temos mais condições para continuar o nosso trabalho, ficando estes jovens sem local para continuarem a participar nos respetivos projetos.
Comunicamos por diversos meios para a Câmara Municipal de Lisboa, para a Polícia de Segurança Pública explicando a gravidade da situação, e nada foi feito para resolução da mesma.
É uma tristeza que num Estado de Direito não existam meios para garantir e salvaguardar a integridade física dos seus cidadãos.