Ciclo de Reflexões: Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais

Realizou-se hoje, 20 de junho, no Centro de Transferência de Tecnologia e Valorização do Conhecimento da Universidade de Lisboa o primeiro encontro do ciclo de reflexões com a temática Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID), dedicado à reflexão e partilha de práticas de inclusão para os estudantes com DID no ensino superior.

A abertura do evento contou com a presença da Pró-Reitora para a inclusão da Universidade de Lisboa, Cristina Espadinha; com o Prof. Frederico Herrera da Faculdade de Ciências de Lisboa e com a Presidente da Pais 21, Marcelina Souschek.

Evento rico em partilhas teve como temática inicial “Incluir pessoas com deficiência intelectual no ensino superior”, por Sylvia Healy da Technological University Dublin que partilhou alguns modelos e programas universitários onde a Irlanda defende a plena inclusão.

Da Universidade de Aveiro estiveram presentes a Prof. Paula Santos e suas doutorandas Mariana Dantas e Maria Manuel Carvalho com a temática “Equidade, participação e inclusão: o curso “programa individual de estudos multidisciplinares”, programa centrado na planificação centrada na pessoa e como o desenvolvem para fomentar e implementar estratégias de integração de pessoas com DID. 

Anabel Morinã da Universidad de Sevilla apresentou sob o tema “A universidade como espaço de inclusão: formação e oportunidades para jovens com deficiência intelectual” os vários projetos implementados na universidade de Sevilha com intuito de formar e capacitar jovens com DID e quais as repercussões do mesmo. 

O evento fechou com a mesa redonda “O futuro da universidade é inclusivo?” moderado por Cristina Espadinha (pró-reitora da universidade de lisboa); Sofia Freire (Doutorada em Educação) do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa; Helena Gata (Doutorada em Sociologia Económica e das Organizações) que apresentou o programa Different Minds do Iseg e Joana Soares (Doutorada em filosofia contemporânea) que falou dos “Per (Cursos) Singulares” da reitoria da Universidade de Lisboa, que será uma aposta de modelo para breve.

Acreditando que o caminho é este a seguir, agradecemos a todos os presentes neste primeiro ciclo de reflexões.

O evento resultou da sinergia entre a PAIS 21 – Down Portugal, a Faculdade de Ciências e a Universidade de Lisboa.

Os nossos agradecimento ao nosso parceiro Feel Like Home, que permitiu uma agradável estadia aos nossos palestrantes estrangeiros.

Últimas Notícias

Skip to content