Terapias

Qualquer criança se desenvolve – cresce, muda, progride e aprende desde os primeiros anos de vida ao seu ritmo. Assim como as crianças com t21, embora este ritmo às vezes seja mais lento. Elas têm o potencial, só precisam de estímulo para adquirir essas competências. Uma boa estimulação nos primeiros anos de vida pode ser determinante para a aquisição de capacidades. 

O que queremos dizer com estimulação?  

Queremos que ensine e motive a aprendizagem do seu bebé, através de brincadeiras. Complicado?! Nem por isso! Basta acreditar que é possível e procurar a ajuda necessária para em conjunto conseguirem alcançar essas competências!  

Nestes últimos anos a investigação tem demonstrado o porquê deste desenvolvimento mais lento e quais as variantes que influenciam o progresso. Educadores e terapeutas conseguem assim proporcionar oportunidades de aprendizagem adaptadas a cada criança com intuito de alcançar todo o seu potencial capacitando para uma vida mais apta e feliz.  

Dito isto, hoje em dia, a maioria dos bebés com trissomia 21 consegue progredir melhor porque há uma melhor compreensão das suas necessidades havendo um acesso mais rápido a serviços importantes para o seu desenvolvimento (terapias). 

Para compreender o desenvolvimento infantil devemos ter em atenção algumas áreas fundamentais no desenvolvimento: linguagem, social, motor, cognição e autonomia. E é nestas áreas que o nosso foco deve estar concentrado. Assim sendo algumas das terapias importantes seriam:  

Fisioterapia

A fisioterapia pode ajudar no desenvolvimento motor do bebé, ensinando-lhe uma postura mais correta e no fortalecimento muscular. Pode também intervir na prática respiratória e recuperação de algumas condições médicas.

Terapia da Fala

Quanto mais cedo se começa a terapia da fala mais depressa podemos ajudar o bebé a “fazer-se entender”, seja através da comunicação não verbal (i.e., apontar e gesticular), bem como através de uma comunicação mais estruturada e verbal (i.e. fala).

Psicomotricidade

A psicomotricidade envolve questões de emoção e raciocínio da criança. Os pequenos tendem a descobrir o mundo por meio de seus corpos, sobretudo nos primeiros anos. E essa pode ser uma experiência muito rica!

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional ajuda a desenvolver, recuperar ou manter ações e atividades da vida diária, tendo em consideração que cada caso é diferente (i.e., criança e meio social). A terapeuta ajuda na estimulação e aquisição de competências relacionando-as com o meio envolvente.

Skip to content