Um grupo de pais, técnicos e amigos que se juntaram em 2008 para informar, partilhar novidades e descobrir novas especificidades à volta da trissomia 21 (t21).

A nossa associação pretende  mudar o modo como a sociedade vê as pessoas com t21,  dar um apoio individualizado aos pais, dar informação atualizada sobre as suas capacidades reais  e apoio às novas famílias.

O nosso maior desafio é a autonomização das pessoas com dificuldades intelectuais, e consideramos que para haver uma verdadeira inclusão, pessoas com t21 têm de ter condições para a aprendizagem quer nos infantários e escolas, quer na vida em sociedade. É indispensável que aprendam a ser autónomas em todas as fases da vida, e para isso ser possível, urge uma mudança do paradigma social da diferença.

Pretendemos fomentar a interação entre as famílias e entre as diferentes Associações, funcionar como entidade agregadora de informação sobre t21, de forma a disponibiliza-la a quem dela necessite, criar ferramentas de apoio a famílias a diferentes níveis, trabalhar o tema da inclusão escolar, social e em todos os lugares onde a vida acontece.

TESTE

VISÃO
A inclusão PLENA de pessoas com t21 na sociedade. Uma inclusão plena  só é possível através da capacitação das pessoas com t21, dos seus pais e de todos os agentes educativos e sociais.

MISSÃO
Proporcionar desde o nascimento até à idade adulta informação para pessoas com t21 e suas famílias, nas várias etapas da sua vida, promovendo a autonomia e a inclusão plena na sociedade. É preciso que todos acreditemos que as pessoas com t21 podem superar obstáculos e superar expetativas inimagináveis.

VALORES
Acreditamos que a riqueza de uma sociedade é a sua diversidade humana. Todas as pessoas são diferentes, e é através da convivência entre todas as diferenças que a sociedade se torna plena. Uma sociedade plena tem de ser ética, justa, solidária, promovendo a dignidade humana, a formação humanística, o trabalho em equipa, e a excelência de cada ser humano, dentro das suas capacidades e diferenças.

OBJETIVOS
// Sensibilizar a opinião pública para os desafios que as pessoas com t21 têm de ultrapassar.
// Apoiar as pessoas com t21 e suas famílias de forma a torna-los cidadãos ativos, plenos e participantes na sociedade.
// Mostrar à sociedade as mais valias da plena inclusão, de privarem com pessoas diferentes, da sua validade e competências, e a riqueza que essa diferença trás para todos nós.
// Pessoas com t21 têm sonhos, projetos, como qualquer pessoa, e têm o direito a terem oportunidades para os realizar.
// Comprometemo-nos a sermos parceiros na realização desses sonhos e projetos, ajudando na criação de meios que tornem possível a sua realização.
// Dar voz às pessoas com t21 promovendo a sua “auto-representação”.
// Acreditamos que todas as pessoas têm a capacidade de fazer escolhas sobre a sua vida, de tomar decisões sobre o seu futuro.