Campanhas Passadas

Campanha 2025

“Se é sobre mim, a minha opinião conta”: PAIS 21 lança campanha nacional pela voz das pessoas com Trissomia 21

A PAIS 21 assinala o Dia Mundial da Pessoa com Trissomia 21, celebrado a 21 de março, com o lançamento da campanha “Se é sobre mim, a minha opinião conta”, uma iniciativa que coloca no centro o direito à voz, à escolha e à participação ativa das pessoas com Trissomia 21 em todas as decisões que dizem respeito às suas vidas.

A campanha surge como um posicionamento claro contra práticas ainda frequentes de decisão “sobre” as pessoas, sem as pessoas. A PAIS 21 defende que a inclusão plena só é possível quando as pessoas com Trissomia 21 são ouvidas, consultadas e envolvidas de forma significativa nos contextos educativo, profissional, social, familiar e institucional.

 

Com uma abordagem visual forte e uma mensagem direta, a campanha desafia a sociedade a repensar modelos de participação e a reconhecer as pessoas com Trissomia 21 como cidadãos de pleno direito, capazes de expressar opiniões, fazer escolhas e contribuir ativamente para a comunidade.

A iniciativa reforça princípios consagrados na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, sublinhando que o direito à participação não é simbólico, mas estrutural, e deve traduzir-se em práticas concretas no quotidiano.

A PAIS 21, associação portuguesa de referência na promoção dos direitos das pessoas com Trissomia 21, desenvolve projetos nas áreas da educação inclusiva, vida ativa, autodeterminação, participação social e advocacy, trabalhando em estreita articulação com as próprias pessoas com Trissomia 21 e as suas famílias.

Campanha 2024

PAIS 21 lança campanha nacional no Dia Mundial da Trissomia 21 focada na participação e na autodeterminação

A PAIS 21 assinala o Dia Mundial da Trissomia 21, celebrado a 21 de março, com o lançamento de uma campanha nacional que coloca no centro os direitos à participação, à escolha e à decisão das pessoas com Trissomia 21.

A iniciativa pretende reforçar a importância da autodeterminação e da participação ativa em todos os contextos da vida social, educativa, profissional e comunitária, sublinhando que a inclusão não se faz apenas através do acesso, mas sobretudo através do reconhecimento da pessoa como sujeito de direitos e decisões.

 

Com uma linguagem visual contemporânea e direta, a campanha afasta-se de abordagens assistencialistas e aposta numa representação positiva e realista das pessoas com Trissomia 21, valorizando a sua voz, presença e papel na sociedade.

Sob o mote “Temos 366 dias para fazer acontecer”, a PAIS 21 lembra que o compromisso com a inclusão deve ser contínuo e traduzir-se em práticas concretas ao longo de todo o ano, envolvendo instituições, decisores políticos, profissionais, famílias e comunidade.

A PAIS 21 é uma associação portuguesa de referência na promoção dos direitos das pessoas com Trissomia 21, desenvolvendo projetos nas áreas da educação, formação, vida ativa, participação social e advocacy.

Campanha 2020

“As boas intenções que são pequenas agressões”
As microagressões na trissomia 21 (e não só)

“Nem parece ter trissomia 21, é tão bonita!” Para assinalar o dia internacional da trissomia 21, que se comemora no dia 21 de março de cada ano, a Associação Pais 21 – Down Portugal lança a campanha “as boas intenções que são pequenas agressões”.

A Campanha anual quer sensibilizar para as microagressões que diariamente as pessoas com trissomia 21 e suas famílias estão expostas. As microagressões são pequenos insultos diários, verbais e não verbais, intencionais ou por parte de pessoas bem-intencionadas, que comunicam – de forma imperceptível – mensagens depreciativas a pessoas ou grupos minoritários. Podem inclusive vir das pessoas de quem mais gostamos.

Na trissomia, as microagressões são muitas vezes expressas através de pequenas invalidações e insultos. São deliberadas e resultam de estereótipos e ideias erradas acerca desta condição. É importante olhar para o dia-a-dia da trissomia 21, para que possamos ir desconstruindo as falsas crenças, e para que as boas intenções não causem qualquer constrangimento.

A campanha deste ano, contou com a colaboração da Yara Kono do Planeta Tangerina, que ilustrou algumas das microagressões mais comuns. A ilustrações divertidas pretendem chamar a atenção para situações do dia-a-dia nas vidas das pessoas com trissomia 21 e das suas famílias. Podemos contar 21 pessoas: mulheres, homens e crianças que representam a diversidade da sociedade – e nem mesmo os animais de companhia foram esquecidos. Estamos todos ali.

“Quisemos chamar a atenção para o que ouvimos repetidamente e nos fere. Quando alguém nos diz, com as melhores das intenções, que o nosso filho nem parece ter trissomia 21, sabendo-se que existem traços comuns e visíveis, isto é tornar uma qualidade do nosso filho invisível. É preciso que se saiba que aquela pessoa tem trissomia 21, não faz mal que se note, é uma das muitas características que a define. Dizer que não se vê, apesar da boa intenção subjacente, é invalidar a sua existência. E numa sociedade inclusiva devemos reflectir sobre estas questões (e outras)”, sublinha Marcelina Souschek, presidente da Pais 21.

Há muitos mitos à volta das pessoas com trissomia 21 que é preciso desconstruir. É preciso falar nestas pequenas coisas que ferem. Nem sempre o que se diz com a melhor das intenções é positivo. E a médio prazo são incidentes que comportam riscos acrescidos a nível do bem-estar físico, psicológico e social.

Campanha 2019

Associação Pais 21-Down Portugal lança campanha eutambémcont0123

  • Não há dados em Portugal sobre o número de pessoas com Trissomia 21
  • A Associação Pais 21 lança, hoje, no Dia Mundial da Trissomia 21, a campanha #eutambémcont0123
  • Campanha tem como objetivo criar uma sensibilização a nível nacional e pretende alertar pais, familiares e cuidadores para a importância da existência de dados sobre pessoas com Trissomia 21
  • A Associação Pais 21 vai disponibilizar um questionário no seu site que pretende responder a esta necessidade e que pode mudar a vida das pessoas com Trissomia 21

A Associação Pais 21 está a lançar hoje, Dia Mundial da Trissomia 21, a campanha #eutambémcont0123.

A campanha #eutambémcont0123 é uma campanha que nasce da necessidade que é sentida por parte da Associação relativamente à falta de números e de mais informação sobre pessoas com Trissomia 21.

“Portugal é dos poucos países que não sabe quantas pessoas existem com Trissomia 21. Nem quantas existem, nem se são raparigas ou rapazes, que idades têm, quais os níveis de escolaridade, de empregabilidade e outros indicadores que para nós são tão decisivos. É através destas informações e destes dados que conseguimos chegar ao pé dos decisores e apontar necessidades, que podem ir das intervenções terapêuticas, apoios financeiros à discussão de direitos básicos que podem não estar a ser cumpridos. Saber quem somos, quantos somos e o que queremos pode contribuir para uma melhoria da qualidade de vida”, afirma Marcelina Souschek, Presidente da Associação Pais 21.

A Associação Pais 21 avança assim com uma iniciativa que terá por base o preenchimento de um questionário que estará disponível no seu site oficial. O preenchimento deste questionário, que será preenchido por pais, familiares ou cuidadores é uma ação que se centra na elegibilidade das verdadeiras necessidades das pessoas com Trissomia 21. Sensibilizar as pessoas para esta necessidade de ter dados concretos.

Os resultados obtidos através destes questionários permitirão identificar necessidades sentidas por parte das famílias, graus de independência, níveis de escolaridade, bem como de empregabilidade, entre tantos outros indicadores. Com esta informação, a Associação Pais 21 conseguirá, por sua vez, ter maior voz junto de empresas e decisores políticos. É preciso que as verdadeiras necessidades das pessoas sejam identificadas.

A campanha #eutambémcont0123 faz-se acompanhar de um vídeo realizado com um conjunto de pais e filhos, cuja mensagem é exatamente a necessidade e importância do preenchimento destes questionários que farão com que as pessoas com Trissomia 21 também contem. Paralelamente, existirão mais três vídeos que contarão a história de três jovens, Vera, Luís e Manuel, que através dos seus testemunhos incentivam pais, famílias e cuidadores para a importância desta campanha e do preenchimento destes questionários para que todos possam ter uma vida numa sociedade cada vez mais justa e equitativa.

Campanha 2018

Campanha 2018 Associação Pais 21 – Down Portugal
“Vivo a minha vida como tu”

A Campanha “Vivo a minha vida como tu”! “ será lançada na semana do dia Mundial da Trissomia 21(t21) , que se assinala a 21 de Março.

A mensagem “um dia eu vou trabalhar, ser independente, superar as dificuldades e viver a minha vida” pode ler-se em mupis e ser ouvida num pequeno filme, a passar nos principais canais nacionais. O objetivo é mostrar que a vida traz desafios a todas as pessoas, com e sem trissomia 21, e que todos temos de os ultrapassar.

A Pais 21 apostou na imagem de jovens com t21 e seus irmãos para mostrar que aquilo a que aspiram é o mesmo. Todos temos objetivos, desejos, sonhos e também dificuldades. A t21 não torna a vida menos desafiante e interessante.

“Queremos que as pessoas tenham consciência que os jovens com t21 se apresentam à vida da mesma forma que os seus irmãos. A vontade de aprender, de trabalhar, de namorar… Cada um vive a sua vida”, explica Marcelina Souschek, presidente da Associação Pais 21.

Campanha 2015

Pais 21 lança Campanha para sensibilizar para as necessidades e potencialidades das crianças e jovens com T21 na escola

A Campanha “Obrigada Professora, por puxar por mim! “ será lançada na semana que antecede o dia Mundial da Trissomia 21 , que se assinala a 21 de Março. Um filme a passar nos principais canais nacionais um anúncio de rádio e um Muppi para mostrar às pessoas as capacidades das crianças e jovens inseridas nas escolas. “Queremos com esta campanha, mais uma vez sensibilizar para as capacidades dos nossos filhos. Não é porque alguém tem Trissomia 21 que é menos capaz ou vale menos investir no seu desenvolvimento. Muitas escolas ainda não conseguiram acreditar verdadeiramente nas crianças com T21 e seus potenciais. Sabemos que as oportunidades criam capacidades. O aluno com T21 continua a ser um aluno invisivel, está na sala de aula, porta-se bem, o que facilita ser ignorado. Queremos jovens capazes e, para isso, têm que aprender e o melhor lugar para aprender é a escola”

Campanha 2014

PAIS 21 lança campanha que desconstrói o pessimismo associado à Trissomia 21

Lisboa, [21 de março] – A PAIS 21 – Down Portugal lança uma campanha de sensibilização que pretende mostrar que um filho com Trissomia 21 tem a mesma importância, o mesmo valor e o mesmo lugar que qualquer outro filho. Um filho de quem não se abdica e sem o qual não se consegue imaginar a vida.

A campanha, divulgada online, apresenta rostos reais e frases autênticas de pais e de jovens com Trissomia 21, evidenciando relações marcadas pelo afeto, pela ligação profunda e pela vivência familiar quotidiana. As mensagens reforçam a ideia de que a Trissomia 21 não define o filho, nem diminui a relação parental.

Ao abandonar o tom pessimista frequentemente associado ao nascimento de uma criança com deficiência, a campanha assume uma abordagem clara e positiva, centrada na experiência real das famílias. Em vez da perda ou da limitação, afirma-se o amor, a presença e o significado que este filho tem na vida dos pais.

A campanha integra a missão da PAIS 21 de promover os direitos, a dignidade e a inclusão das pessoas com Trissomia 21 e das suas famílias ao longo de todo o ciclo de vida.

Campanha 2013

Campanha de associação de pais reclama maior integração: «Acredita, eu consigo»

Por ocasião de mais um Dia Mundial da Trissomia 21, assinalado a 21 de Março, o Grupo Pais 21 lança uma campanha pública de sensibilização sobre as dificuldades de integração social que as pessoas com T21 ainda sentem, de forma a lutar contra os preconceitos profundamente enraizados na sociedade e mostrar o grande potencial dessas pessoas.

Dando voz a quem muitas vezes não a tem, a campanha será lançada através de uma rede de Mupis, nos principais centros urbanos, anúncios de Imprensa e internet, apresentando 10 casos de crianças e jovens do Grupo Pais21 que mostram o que fazem e são capazes de fazer. «Acredita, eu consigo» é a mensagem transmitida nestes 10 exemplos de vida.

«Queremos com esta campanha, mais do que sensibilizar, mudar mentalidades, provocar no público e nas empresas a reflexão sobre a capacidade e a responsabilidade de cada agente económico e social gerar oportunidades para as pessoas com Trissomia 21. Queremos dizer que acreditem connosco, de forma a que toda a sociedade fique a ganhar em termos humanos» – explica Marcelina Souschek responsável pelo Grupo Pais21.

Contando com o apoio técnico e científico da APPT21 (Associação Portuguesa de Portadores de Trissomia21), o objectivo da associação de pais é desmistificar a imagem das pessoas com Trissomia 21 e mostrar que são muito mais iguais que diferentes, têm grandes competências sociais, conseguem ser autónomas, ler, escrever e fazer desporto, ter uma profissão, ter uma vida.

O dia 21 foi escolhido em alusão ao cromossoma adicional no par 21 que as pessoas com Trissomia 21 têm. Conhecida também por Síndrome de Down, a Trissomia 21 é a alteração genética mais comum. Esta anomalia com que as pessoas tenham determinadas características físicas e um défice cognitivo ligeiro, muito variável em cada pessoa.

1 em cada 800 bebés em Portugal nasce com T21. As crianças e jovens portugueses com T21 estão incluídos no ensino regular, aí aprendendo a ser e a agir como os seus pares. Hoje em dia o acompanhamento terapêutico e médico é muito eficaz, as crianças chegam cada vez mais longe – as pessoas com trissomia 21 são muito mais Pessoas, muito mais iguais que diferentes… No entanto, continuam a enfrentar grandes dificuldades na sua completa integração social e profissional.

O dia Mundial da Trissomia 21 é assinalado em Portugal desde 2008 e foi reconhecido pelas Nações Unidas em 2012.

Skip to content