Para os Média – Terminologia

//Para os Média – Terminologia
Para os Média – Terminologia2019-03-10T15:38:25+00:00

Project Description

A maneira como falamos da pessoas, as palavras que utilizamos influenciam o modo como são vistas. A comunicação social tem um papel fundamental na educação das massas. É, por isso, extremamente importante que sejam nossos parceiros na defesa da dignidade das pessoas com t21. A utilização de uma palavra em vez de outra pode ser a grande diferença.

EM VEZ DE // DIGA

Trissómico
 // Pessoa com trissomia 21
A pessoa com t21 é antes de mais uma pessoa. A t21 é apenas uma característica da sua personalidade. Sempre primeiro a pessoa, só depois a sua condição genética.

Deficiente // Pessoa com deficiência
A pessoa com deficiência é antes de mais uma pessoa, a deficiência é uma das suas características, mas nunca a única que a define

Pessoas ditas deficientes // Pessoas com deficiência
A palavra “ditas” é um eufemismo e serve apenas para tentar suavizar a deficiência.

Doente
A pessoa com t21 não é doente. Pode estar doente como qualquer um de nós, a t21 é uma alteração genética que não tem cura.

Sofrer de trissomia 21
Não há nenhuma pessoa com t21 que sofra pela sua condição genética. Pode sofrer de outras doenças e de discriminação, nunca de t21.

Mongolóide
Cartão vermelho! A utilização de mongolóide para descrever uma pessoa com t21 está totalmente ultrapassada e é totalmente discriminatória

Atrasado mental
Cartão vermelho! Atrasada é uma pessoa que não chega a horas. Chamar uma pessoa com uma deficiência cognitiva de atrasado mental é ofensivo.