Nos primeiros meses o seu bebé deverá passar por uma série de consultas de rotina. O pediatra do desenvolvimento é a pessoa indicada para ajudar e aconselhar nesta primeira fase da vida.

O número de consultas iniciais pode assustar. Lembre-se que são apenas consultas de despiste. É fundamental que alguns problemas de saúde associados à t21 sejam descartados para que não impeçam o bom desenvolvimento do seu filho.

Nesta primeira fase o pediatra do neuro desenvolvimento, geralmente aconselha uma ida ao cardiologista, ao oftalmologista, ao otorrinolaringologista e ao odontologista.

A maioria dos bebés com t21 nascem saudáveis, confie no seu médico. Os hospitais portugueses têm ao seu dispor um médico especializado em neuro desenvolvimento, para além disso existem médicos que pode consultar a título particular, se assim quiser.

Não sabe onde se dirigir para marcar consulta? Fale connosco.

Questões de saúde

Infeções respiratórias
Bebés com t21 podem ter nos primeiros tempos algumas infeções respiratórias.  Devido aos canais pequenos os bebés com t21 podem ter mais infecções respiratórias que outro bebé. Se achar que o seu bebé, obstruído, respira com alguma dificuldade, não espere, entre em contacto com o seu médico de família ou pediatra.

Crescimento
Os bebés e crianças  com t21 têm tendência a crescer a um ritmo mais lento. Ao inicio ganham menos peso, se amamentar pode demorar algum tempo a aumentar. Desde que devidamente acompanhado não se preocupe. Rapidamente chegará o momento em que se preocupará com o excesso de peso.

Não se oriente pelas tabelas de peso/altura do livrinho do bebé. Os bebés e crianças com t21 têm uma tabela especifica. Pode imprimi-la e levá-la ao seu pediatra, para o caso de não a ter presente. Esta tabela evita ansiedade e comparações desnecessárias.

Saiba mais obre as tabelas para os bebés e crianças com t21.

Gastroenterologia

Novos conteúdos brevemente

Ortodontia

Novos conteúdos brevemente

Otorrinolaringologista

Novos conteúdos brevemente

Oftalmologia

Novos conteúdos brevemente