A inclusão e a capacitação das crianças e jovens com t21 são os fundamentos de todas as parcerias com a Pais21.

Gostaria de fazer uma parceria com a Pais 21? Contacte-nos pelo info@pais21.pt

Act- Escola de Actores

A Parceria com a ACT – Escola de Actores surge em 2014 no seguimento de contato da Pais21 com a Patrícia Vasconcelos. A ideia de dar oportunidades aos jovens adultos com t21 toma forma.

UM PROJETO DIFERENTE COM PESSOAS DIFERENTES:

  • 12 jovens adultos com trissomia 21 autónomos,  que trabalham ou estudam  e que pela primeira vez têm uma atividade conjunta com outras pessoas com trissomia 21

Objetivos

  •  Melhorar as competências sociais indispensáveis para a vida ativa através do teatro
  • Conseguir um momento semanal de partilha – aprender a ter amigos, exprimir emoções através do teatro e conseguir apreender e distinguir realidade vs ficção
  • A partir de uma equipa profissional de eleição, que sabe tirar  o melhor de cada jovem e que desde o primeiro momento acreditou nesta ideia de capacitação e autodeterminação dos jovens com t21..
  • Os jovens aprendem a conhecer-se e tornam-se autoconfiantes, passando a acreditar nas suas capacidades.

 Nos últimos três anos atingiram-se metas de grande importância na vida dos jovens envolvidos. Os jovens fizeram amizades. A decisão de participar ou não neste projeto foi uma decisão pessoal dos próprios jovens e não das famílias. Resultado desta experiência temos jovens mais maduros e abertos aos mundo.

 A Aula de teatro semanal tornou-se um momento de autoconhecimento, em que os jovens podem ser  eles próprios. Aprenderam a ouvir a sua voz e a exprimi-la, num ambiente de reforço positivo, orientado. Do ponto de vista dos próprios jovens e das suas famílias esta experiência é um ganho do ponto de vista pessoal.

O empenho e motivação de toda a equipa da Act foi um factor determinante. A abertura, a capacidade de adaptação e a sensibilidade demonstradas pelos professores  Elizabete Pedreira, Alice Medeiros  e Salmo Faria foram de extrema importância: a receita certa para que o projeto recolhesse estes frutos.

O apoio técnico da psicóloga  Patrícia Sousa contribuiu para a realização desta abordagem especialmente pensada com a Pais21 para a realização dos nossos jovens e para a aquisição de competências sociais indispensáveis ao seu equilíbrio enquanto pessoas adultas.

Um espaço em que os jovens podem ser eles próprios tomando consciência da sua condição sem que limite o modo como olham a sociedade e a sociedade os encara. Ter trissomia 21 não pode ser alo indefinido que limite a expressaõ do “eu”.

O teatro como instrumento de capacitação dos jovens com t21. Apesar de todos os jovens envolvidos terem uma atividade além do teratro, este surge como uma ferramenta importante para se assumirem como adultos  capazes de se assumirem como tal.

A parceria da Act-Escola de Actores e Pais21 insere-se no projeto de autodeterminação da Pais 21 “Eu tenho voz”, e quando não tenho, preciso aprender a usá-la.

Padel sem Barreiras

A parceria Pais21 com a Associação Padel sem Barreiras iniciou-se em Setembro de 2017.

Desde então crianças e jovens com e sem t21 têm oportunidade de experimentar e desenvolver a técnica do  Padel, num ambiente descontraído e divertido, sem descurar a exigência e competência.

As aulas realizam-se em Lisboa aos sábados. 

Mais informações info@pais21.pt